segunda-feira, 8 de setembro de 2008



Neste dia 10 de setembro, faz 147 anos que Franz Karl Brenner casou com Christiana Hoffmeister, em 1861. Meus bisavós maternos casaram na primitiva e pequena igreja católica de Santa Maria, cujas paredes já apresentavam as rachaduras que causaram, nos anos seguintes, risco de ruína e precisaram de escoramento externo. Franz Karl ou Carlos Brenner era luterano e Christiana, católica e, por isso, o casamento foi católico. Mas Carlos nunca abandonou sua fé, tendo sido fundador e membro contribuinte da Comunidade Evangélica Alemã (Deutsche Evangelische Gemeinde) de Santa Maria, em 1866.

Nos domingos, o casal tomava rumos opostos: Christiana ia à missa, e Carlos dirigia-se para o culto. Isso aconteceu por muitos anos: a partir de 1873, os alemães evangélicos já tinham seu templo, na Praça da Constituição, depois Praça da República, e a Matriz católica era, desde 1887, a Capela do Divino, na esquina da atual Av. Rio Branco com Rua dos Andradas.


No próximo dia 17 lembramos os 177 anos do nascimento de Carlos (Franz Karl) Brenner, na pequena aldeia de Ellweiler, no Hunsrück.

Nenhum comentário: