sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Maria Luíza Niederauer Laydner



O casal de imigrantes Philipp Leonhard Niederauer e Anna Catharina Diehl foram pioneiros, em 1826, na colônia alemã de Torres, em Três Forquilhas, hoje Itati. Lá nasceram o primogênito Johannes, que se tornou o famoso Cel. João Niederauer Sobr., e a filha Elisabetha. A família mudou-se para Dois Irmãos, onde, em 14 de novembro de 1831, nasceu Maria Luíza, batizada Louise. Portanto, hoje lembramos os 177 anos de seu nascimento.
Em 1840, a família fixou-se em Santa Maria, sua terra definitiva. Aos 22 anos, em 1854, Maria Luíza casou-se com o ourives Jacob Ludwig Laydner, que chegara à povoação três anos antes.
O casal teve quatro filhos e quatro filhas, tendo a última nascido em 1874, minha avó materna, Lydia Laydner, que casou com Ildefonso Brenner.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Jacob Ludwig Laydner


Neste dia 11 de novembro, registro os 179 anos do nascimento de meu bisavô materno Jacob Ludwig Laydner, em Simmern, no Husnrück, em 11.11.1829. O nome foi regitrado "Leidner" quando a família imigrou na Colônia de São Leopoldo, em 20.10.1848 e se estabeleceu em Campo Ocidental, área colonial junto à atual Novo Hamburgo. Era composta do pai viúvo Johann Peter, mestre-pedreiro, 61 anos; Johann Carl, pedreiro, 20; Jacob Ludwig, ourives, 19; e Josephina 18 anos.
Jacob Ludwig Laydner mudou-se para Santa Maria, em 1851, onde ficou conhecido como Luiz Laydner. Em 1853, comprou um amplo terreno, de Mathilde da Costa Pavão, correspondente, hoje, à metade do quarteirão entre as ruas Dr. Bozano, Serafim Vallandro e Coronel Niederauer. No mesmo ano, ali construiu sua residência, que ainda existe, sob nº 1065, após sucessivas reformas. Junto a ela, construiu a Casa Laydner, de ourivesaria e relojoaria. Em 6.6.1854, casou com Maria Luíza, filha do imigrante Philipp Leonhard Niederauer e irmã do Coronel Niederauer, herói da Guerra do Paraguai.
Jacob Luiz Laydner tornou-se um cidadão respeitado e estimado em Santa Maria. Foi mestre de vários ourives, que aprenderam o ofício com ele. Era o único imigrante católico, entre todos os meus ancestrais alemães. Em 1887, colaborou ativamente com da Capela do Divino, obtendo mais de 500 mil réis para a construção do altar-mor, retábulo, sacristia e nichos, necessários para completar a Capela, que deveria servir de Matriz, ante à demolição da ruinosa antiga igreja.

Luiz Laydner foi fundador do Clube Atiradores Santamariense e, em 1892, seu presidente, sagrando-se “Rei do Tiro”.
Faleceu em 13.3.1913, com 83 anos, em Porto Alegre, onde fora visitar uma filha, e foi sepultado em Santa Maria. Seu necrológio o cita como “bom cidadão, prestante amigo, que baixa ao túmulo cercado do respeito e consideração públicas”.