sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Primeiro romance policial

O santa-mariense Hipolito Machado foi o autor do primeiro romance policial publicado no Brasil, escrito individualmente. Com o título Os ladrões do Val de Buia, o livro foi uma edição da Livraria do Globo, Porto Alegre, em 1933.
Houve um romance policial anterior, intitulado Mistério, escrito coletivamente pelos escritores Coelho Neto, Medeiros e Albuquerque, Afrânio Peixoto e Viriato Corrêa. Publicado como folhetim, em 1920, no antigo jornal carioca A Folha, o romance tornou-se livro em 1921, pela editora Monteiro Lobato & Cia., de São Paulo. Porém Mistério foi uma obra coletiva enquanto Os ladrões do Val de Buia teve autoria individual. Tal condição é afirmada pelo escritor Tailor Diniz, que declarou “não ter conhecimento de que, antes de 1933, algum escritor brasileiro tenha publicado individualmente e em livro romances do gênero policial.” E o bibliófilo Waldemar Torres atestou que Os ladrões do Val de Buia “é o primeiro romance policial de nossa história literária, publicado em livro.”
Capa da primeira edição, em 1933, e foto do autor, Hipolito Machado.

Hipolito Machado nasceu em Santa Maria, em 11 de junho de 1896. Bancário de profissão, ele foi também professor de contabilidade e autor de vários livros publicados e de alguns inéditos. O romance policial Os ladrões do Val de Buia é ambientado na Quarta Colônia de Imigração Italiana, em Silveira Martins e na localidade de Val de Buia, a 25 km de Santa Maria.
O livro foi reeditado pela Câmara Municipal de Vereadores de Silveira Martins, com lançamento na Feira do Livro de Santa Maria, em 2006.
Mais informações em meu artigo no jornal A Razão, edição de 4.12.2010, ou no site http://www.arazao.com.br/edicoes.php no link ‘edição impressa’.

Nenhum comentário: