quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Balduino Brenner

Neste dia 6 de janeiro de 2011, completam-se os 140 anos do nascimento de meu avô paterno. Pedro Balduino Brenner, mais conhecido pelo segundo prenome, nasceu em 6 de janeiro de 1871, na casa de seus pais Pedro Brenner e Maria Dorothea Schirmer Brenner. A casa estava localizada na propriedade de cerca de 60 hectares, junto ao Vacacaí-Mirim, em Santa Maria, hoje bairro Quilômetro Três. Ele foi batizado na Igreja da Comunidade Evangélica Alemã possivelmente pelo Pastor Hugo Klein, que deixou a paróquia após junho daquele ano.
Balduino Brenner era guarda-livros e exerceu, por muitos anos, o cargo de diretor tesoureiro da Cia. Santamariense de Luz Electrica, desde o final do século 19 até 1929, quando a companhia foi vendida à empresa canadense Cia. Sul Americana de Serviços Públicos. Os escritórios e a usina ficavam na Rua Venâncio Aires, onde hoje está a administração da AES-Sul. Era também securitário, como agente local da Cia. de Seguros Alliança da Bahia.

Balduino Brenner
aos 60 e poucos anos.
Balduino teve intensa vida social e esportiva. Participou por muitos anos da diretoria do Clube Atiradores Santamariense, onde foi várias vezes “Rei” na tradicional competição de “Tiro de Rei”. A foto acima mostra Balduino quando foi "Rei do Tiro" em 1902, portando a faixa de prata referente ao título e as medalhas das conquistas anteriores.
Atuou também na política, tendo sido candidato a conselheiro municipal, em 1916, pelo Partido Federalista, em oposição a Borges de Medeiros. Como sempre ocorria, nenhum candidato da oposição foi eleito, naquela época do voto de cabresto.
Balduino Brenner sofria de grave cardiopatia e faleceu aos 69 anos, em 7.7.1940, na cabine do trem, quando passava pela Estação Barreto, a 70 km de Porto Alegre, onde fora consultar. Estava acompanhado por seu filho Ennio Brenner e por seu neto Arthur Brenner Paz.