sábado, 31 de março de 2012

Monumento Niederauer – Reinauguração frustrada

Época da inauguração: setembro de 1922.

O monumento ao Cel. João Niederauer Sobrinho foi erguido em Santa Maria, em homenagem ao maior herói militar da cidade e região, por iniciativa de Catão Coelho (o 2º na foto à dir.) e empenho da comunidade através de inúmeras contribuições. Obra do escultor português Rodolfo Pinto do Couto, o monumento foi criado, modelado e fundido em Florença.
Em 10 de setembro de 1922, no programa comemorativo do Centenário da Independência, o Monumento Niederauer foi inaugurado, no ponto mais central e de maior evidência da cidade.

Nas últimas décadas, o espaço, deixado ao abandono, foi se degradando, com intensa poluição visual no entorno, o que se acentuou com a proximidade de um camelódromo.
Em 2009, ao abandono, já vandalizado.

No decurso da valiosa e indispensável ação do Prefeito Cezar Schirmer, de retirar das ruas o comércio informal e executar as obras de revitalização da Av. Rio Branco, sugeri que o monumento fosse elevado, para dar-lhe a devida importância e destaque na paisagem urbana, bem como mais proteção contra o vandalismo.
Os ornatos de bronze que guarneciam as molduras do pedestal haviam sido furtados. Graças à valiosa colaboração do Gen. Décio Luís Schons, Comandante da “Brigada Niederauer”, novos ornatos foram fundidos no Arsenal do Exército, em General Câmara.

A reinauguração estava prevista para 4 de abril de 2012, data dos 185 anos do nascimento de Niederauer. Essa era a intenção do Prefeito Cezar Schirmer, num ato incorporado ao programa da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em homenagem ao seu patrono.
Entretanto, o monumento, que fora desmontado para o erguimento de sua base, foi retirado do local, durante a decoração pública de Natal.
Coroa de acanto e louro. 
Ornatos das molduras furtados.
Lamentavelmente, não foi guardado em segurança. As várias partes do pedestal de granito foram largadas, como trastes quaisquer, numa área aberta de um clube de futebol. A bela coroa de folhas de louro e acanto, em bronze, que envolvia a inscrição “Pátria, honra e valor”, na frente do pedestal, foi furtada. A peça simbólica ficou 90 anos em espaço público, sem ser vandalizada. E a perdemos justamente quando deveria estar mais protegida.

Da coroa de louros restou apenas
a marca deixada no granito.
 Para sua reposição, será preciso modelar uma nova coroa, para depois fundi-la em metal, com base em fotografias e nas medidas tomadas nas marcas deixadas no granito pela peça original.
Não poderemos honrar o bravo e heróico Coronel Niederauer, em ato público, junto ao seu monumento, nos 185 anos de seu nascimento.
Talvez possamos fazê-lo daqui a cinco meses, no dia 10 de setembro, quando se poderá comemorar os 90 anos de inauguração do monumento.

Um comentário:

Zélce Darclé Mousquer disse...

Lamentável! Infelizmente, o exercício de fiscalizar, acompanhar não faz parte das administrações públicas.
Toda ação deve ser planejada e fiscalizada. Parece, que neste caso (e muitos outros), não houve nem uma e nem a outra.
Parece que as coisas são feitas para aparentarem estar sobre controle.

Parabéns, Brenner! merecemos conhecer a eficiência das gestões públicas.