sábado, 26 de maio de 2012

Santa Maria 215 anos


Neste ano de 2012, em que se comemora 154 anos da emancipação política de Santa Maria, que até 1858 era o 4º Distrito de Cachoeira, devemos lembrar que houve muita história anterior, desde o nascimento da povoação, há 215 anos.
Santa Maria nasceu em consequência de ações estratégicas. Foi por causa de uma retirada estratégica da Partida Portuguesa da 2ª Subdivisão da Comissão Demarcadora de Limites entre terras de Portugal e Espanha, em 1797, que se estabeleceu o início do assentamento da povoação.
Em razão do Tratado de Santo Ildefonso 20 anos antes (1777), as comissões de ambos os reinos tratavam de estabelecer as divisas – um trabalho de repetidos conflitos. Em 1797, Portugal e Espanha estavam em estado de guerra não declarada, e foi ordenado ao comandante da Comissão que deixasse a região das Missões e buscasse proteção junto a uma guarda portuguesa.
Em 18 de julho de 1797, o capitão Joaquim Félix da Fonseca, astrônomo e comandante da Partida, comunicou ao comissário espanhol sua retirada do Povo de São João Baptista, hoje no Município de Entre-Ijuís.  Se ele cumpriu as recomendações de seus superiores, a comunicação foi feita após ter descido a Serra de São Martinho e se encontrar sob proteção da Guarda Portuguesa, estabelecida junto ao Arroio dos Ferreiros. Não se sabe, porém, em que dia e mês foi assentado o acampamento que gerou Santa Maria.
Detalhe do mapa de 1800 mostrando a Guarda Portuguesa, a oeste, e o "Acampamento da Expedição" que gerou Santa Maria. Acrescentei cores às edificações e aos cursos d'água para torná-los mais visíveis. 

No topo da coxilha que hoje é o centro de Santa Maria, foram montadas as instalações para abrigar o numeroso grupo de pessoas. Eram oficiais e seus escravos, engenheiro, cirurgião, capelão, técnicos, artífices, soldados, peões e índios. Vários integrantes estavam acompanhados de mulheres e filhos, somando, possivelmente, mais de cem pessoas.
Os barracões para a equipe técnica da Comissão, para alojamento dos soldados e as primitivas habitações foram erguidos junto à área que futuramente se tornaria a praça central da povoação. E a partir dela, alguns ranchos foram se estabelecendo ao longo do divisor de águas, cujo traçado gerou a Rua do Acampamento.
O acampamento instalou-se em área da sesmaria do Padre Ambrósio José de Freitas, no Rincão de Santa Maria, denominação dada pelos jesuítas espanhóis a um local então de povoamento disperso remanescente da antiga redução de S. Cosme e S. Damião, abandonada em 1638. Havia também o Arroio Santa Maria, atual Cadena, o Cerro e o Cerrito de Santa Maria, topônimos pré-existentes que deram nome à cidade. Esses e outros elementos foram representados no mapa elaborado por Francisco Chagas Santos, engenheiro da Comissão, datado de 1800.
A Comissão retirou-se em 1801, mas deu início ao assentamento humano que se desenvolveu como Santa Maria, gerado pela instalação do acampamento. A criação do Município, em 1858, é comparável à maioridade humana, mas seu nascimento ocorrera 61 anos antes, em data, lamentavelmente ainda desconhecida quanto ao mês e ao dia, que possibilitaria comemorar, neste ano de 2012, os 215 anos de fundação de Santa Maria.



Um comentário:

Pedro disse...

olá profº sou estudante do curso de Geografia - UFSM, gostaria de saber a fonte da imagem, que se refere ao mapa do futuro municipio de SM.
obrigado.

pdrossantos@yahoo.com.br