sábado, 2 de junho de 2012


Vila Militar Coronel Niederauer
João Niederauer Sobrinho nasceu na Colônia Alemã de Três Forquilhas, hoje Itati, em 4.4.1827, filho de imigrantes alemães. Realizou sua formação escolar no colégio do Prof. Jacob Frey, em São Leopoldo.
Quando adolescente, em 1844, radicou-se em Santa Maria, onde sua família já se estabelecera. Aos 23 anos, ingressou na Guarda Nacional, no posto de alferes, e atuou em várias missões militares: Guerra contra Rosas e Oribe (1851), Divisão Imperial Auxiliadora, no Uruguai (1854), Exército de Observação (1857-58), Campanha do Uruguai (1864) e Guerra do Paraguai (1865). Era Coronel Comandante da 3ª Brigada da 2ª Divisão de Cavalaria e Comandante Superior da Guarda Nacional em Santa Maria. 
Em Santa Maria, atuou com liderança, na vida social e política, tendo exercido interinamente a presidência da Câmara Municipal, por largos períodos, entre 1861 e 1864. Nesse último ano, foi o vereador mais votado, o que lhe garantiria a presidência da Câmara e o poder executivo do município, mandato que não assumiu por ter partido para a guerra da qual não voltou.
O Cel. João Niederauer Sobrinho foi mortalmente ferido, após a Batalha do Avaí, quando percorria o campo da luta, em socorro aos feridos. Faleceu no hospital de campanha em Villeta, Paraguai, em 13 de dezembro de 1868.

A Vila Militar Coronel Niederauer é cercada pelas avenidas Liberdade,
Presidente Vargas e Borges de Medeiros, e pela Rua Ignacio Costa.

Placa denominativa afixada
em marco obeliscal, no
centro da Vila Militar.
No centenário de sua morte, em 1968, o Exército prestou-lhe significativa homenagem. Por iniciativa do General Edson Figueiredo, Comandante da 3ª Divisão de Infantaria, a vila militar de Santa Maria, com área de cerca de 8,5 hectares, existente desde o final da década de 1950, foi denominada Vila Militar Coronel Niederauer.
Essa denominação permaneceu durante quatro décadas de uso interno do Exército, gravada em placa, no canteiro central da Av. Brasil, no interior da vila, mas ignorada pelo público, pois nem mesmo constava na inscrição do pórtico de entrada.
Movida por sua sensibilidade e interesse pelos fatos e personagens de nossa história, a Vereadora Sandra Rebelato ingressou com o Projeto de Lei 7679/2011 para alterar o art. 16 da Lei Complementar 42/2006, acrescentando a denominação “Coronel Niederauer” à Vila Militar. Após a aprovação pela Câmara de Vereadores, a lei foi sancionada pelo Prefeito Cezar Augusto Schirmer, em 5 de janeiro de 2012.
     Para tornar pública a denominação, agora oficializada pela governo municipal, o pórtico de entrada daquele sub-bairro ostenta a inscrição: VILA MILITAR CORONEL NIEDERAUER”.
Pórtico de entrada, na Av. Borges de Medeiros.
Fica assim mais uma vez honrada a memória do maior herói militar da história santa-mariense, quando transcorrem os 185 anos de seu nascimento.

Nenhum comentário: