quinta-feira, 3 de abril de 2014

Coronel Niederauer - 187 anos

    Neste  dia 4 de abril, celebramos os 187 anos do nascimento de João Niederauer Sobrinho, em solenidade militar comemorativa, pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada, a “Brigada Niederauer”.
João Niederauer Sobr., quando capitão,
com cerca de 30 anos.

    Nascido na Colônia Alemã de Três Forquilhas, filho de imigrantes alemães, foi batizado como Johannes, nome de seu padrinho e tio, por isso passou a ser chamado João Niederauer Sobrinho.
    Sua família mudou-se para Santa Maria, em 1840, e quatro anos depois ele próprio, que  ficara em São Leopoldo e Porto Alegre, em estudo e trabalho.
    Depois de incursões militares na Argentina e no Uruguai, como oficial da Guarda Nacional, Niederauer seguiu para a Guerra do Paraguai, como tenente-coronel comandante do 7º Corpo de Cavalaria, organizado por ele, em Santa Maria.
    Faleceu após a vitória, na Batalha do Avaí, em 13.12.1868, na juventude de seus 41 anos.
    Em sua honra foi erguido um monumento, em Santa Maria, o mais antigo e mais importante da cidade, inaugurado em 10.9.1922.
    Mais informações em:

    A última vez que houve comemoração pública em honra do herói foi durante o comando do  Gen. Luis Alfredo Reis Jeffe, em 2002. Depois, não foi mais possível, devido ao estado de abandono e degradação daquele logradouro. O prefeito Cezar Schirmer teve a coragem e determinação de recuperá-lo, com a remoção do comércio informal e reforma da avenida.
    Solicitei então que o monumento fosse elevado, para lhe dar o devido destaque, na paisagem urbana. Os ornatos de bronze fundidos em Florença, junto com a herma, haviam sido furtados por vândalos.

O monumento, em posição mais elevada, ganhou destaque na paisagem urbana.

    Com a valiosa colaboração do Gen. Décio Schons, comandante da “Brigada Niederauer”, foram produzidas réplicas, em latão fundido, no Arsenal do Exército, em General Câmara.
A coroa de folhas de louro e acanto foi furtada, há 16 meses.

    Lamentavelmente, a coroa de folhas de louro e acanto, que circunscrevia a inscrição “PÁTRIA, HONRA E VALOR”, foi furtada em dezembro de 2012. Até hoje, passados 16 meses, o éreo ornato, simbolizando distinção, glória, vitória, pureza e honestidade, não foi reposto, embora sua forma e dimensões sejam conhecidas.

    Permanece vandalizado o monumento ao nosso maior herói militar – o Coronel João Niederauer Sobrinho.