terça-feira, 9 de junho de 2015

Aloyzio Achutti – Cidadão de Porto Alegre

 
   Nesta sexta-feira, dia 12 de junho, o santa-mariense Aloyzio Cechella Achutti receberá o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre, outorgado pela Câmara de Vereadores da capital.
   A outorga será realizada às 19 horas, em Sessão Solene, no Plenário Otávio Rocha daquele órgão legislativo.

   Aloyzio Achutti nasceu em Santa Maria, em 1º de julho de 1934), filho de Bortolo Achutti e Luiza Cechella Achutti.
   
   Resumo do currículo
   Formou-se Médico pela Faculdade de Medicina na UFRGS (1953-1958), com Pós-Graduação em Genética Humana, na mesma universidade.
   Cardiologista da primeira equipe de Cirurgia Cardiovascular, o Dr. Aloyzio Achutti participou de quase todas as primeiras mil cirurgias realizadas. Em 1963, criou o Serviço de Cardiologia do Hospital da Criança Santo Antônio, onde trabalhou até 1973.
Dr. Aloyzio Cechella Achutti
   Criou o Ambulatório de Cardiologia Pediátrica, uma rede de ambulatórios de Cardiologia Preventiva, o Programa de Prevenção da Febre Reumática, de Prevenção da Doença Hipertensiva e do Tabagismo, que foram integrados no Serviço de Controle de Doenças Crônico-Degenerativas.
   Recebeu, com sua equipe, o Primeiro Prêmio Nacional de Saúde Pública promovido pela Associação Médica Brasileira, por coordenar a pesquisa Epidemiológica e de Educação em Saúde sobre tabagismo em escolares de Porto Alegre e do Estado.
   Membro do Conselho de Prevenção da Febre Reumática da Federação Mundial de Cardiologia (1982-1990). Presidente desse Conselho e membro da Comissão Científica da mesma Federação de 1990 a 2002.
   Agraciado, em 2002, com o Prêmio Mundial de Cardiologia, no Congresso Mundial de Cardiologia realizado em Sidney/Austrália, por seus serviços prestados à Prevenção de Doenças Cardiovasculares e à Sociedade durante 30 anos.
   Em 2004, recebeu o Prêmio Mário Rigatto/Amrigs, como personalidade atuante no controle do tabagismo.
   O Dr. Aloyzio Achutti criou a Disciplina de Cardiologia na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da qual foi professor Titular. Criador e Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário. Foi chefe do Departamento de Medicina Interna.  Em 1987, encerrou o trabalho na  PUC/RS para reassumir atividades na UFRGS.
   Dirigente, em vários cargos, da Associação Médica do Rio Grande do Sul, foi Presidente do IV Congresso da entidade.
   Eleito para a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, foi seu vice-presidente, durante dois anos, e presidente durante outros dois anos.
   Apresentou, em atividades científicas e congressos, cerca de 300 conferências e publicou, aproximadamente, 150 de artigos e capítulos de livros.
   Em 1997, foi coordenador do Primeiro Seminário Nacional sobre Epidemiologia e Prevenção das Doenças Cardiovasculares , realizado em Gramado durante dez dias, com patrocínio da UFRGS, da SSMARS, do CNPq, do MS, da SBC e da WHF, com professores nacionais e estrangeiros.
   É membro da Comissão de Orientação Médica do Hospital Moinhos de Vento.

Aloyzio Achutti com suas irmãs Lia Maria (E) e Maria Helena
   Família
   Aloyzio Cechella Achutti é irmão das professoras Lia Maria Cechella Achutti e Maria Helena Cechella Achutti – queridas amigas.

Dra. Valderez Robinson Achutti
   É casado com Valderez Antonietta Robinson Achutti, também médica cardiologista. Casaram quando ainda eram estudantes de Medicina, em 13 de junho de 1957.
   O homenageado solicitou que a data da sessão solene fosse marcada para o próximo dia 12 de junho, véspera do 58º aniversário de seu casamento, porque " a magnitude deste dia será dividida com sua esposa, a médica que foi eresponsável por essa história e companheira nessa trajetória."
    O casal tem os filhos Luiz Eduardo, fotógrafo e antropólogo, professor na UFRGS, Ana Lúcia, médica psiquiatra e Lucia Helena formada em comunicação e ciências jurídicas e sociai.
_______________________________________

   Durante vários anos, Aloyzio e eu fomos colegas no Colégio Marista Santa Maria, onde nos formamos no Curso Científico, na turma de 1952.
   Várias décadas depois, a pesquisa genealógica revelou que temos um laço de parentesco: Ambos somos tetranetos de Johann Friedrich Böbion, um imigrante alemão que se fixou na colônia alemã “Picada 48”, nos arredores da atual cidade de Ivoti, em 1829, “terra abençoada por Deus com rica fertilidade, onde tudo sempre enverdece e floresce”, conforme ele próprio escreveu.
   É com grande satisfação e justo orgulho que comemoro a merecida homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre ao santa-mariense Aloyzio Cechella Achutti, meu primo e meu amigo.

   É uma honra para Santa Maria ver um filho seu receber, na capital do Estado, o reconhecimento de sua brilhante carreira, sua atividade profissional e científica, seus feitos e fatos em favor da coletividade.